Foto: Divulgação. |
Uma curiosa peça retratando o sertão Brasileiro e os grandiosos reinos do passado, homenageia um dos maiores ícones da música mundial, Freddie Mercury. ''Tronos e Trovas, couros e Cordeís'', é Escrita e dirigida por Lucas Poggi, estando disponível no Sesi da cidade de Osasco no dia 09 de dezembro e 11 no Teatro Municipal. As diversas referências ao Sertão e aos sotaques das regiões interioranas do país, fazem ela ser seja um belo símbolo da cultura brasileira, e entre uma cena e outra, é inserida músicas do cantor Freddie Mercury para compor a obra.
Ambientada em um reino distante da Europa, a nação de Tulipa está em guerra e dividida entre os interesses de Tulipa do Norte e Tulipa do sul. A tragédia da morte do Rei Teobaldo traz uma trégua para que os reinos ostentem o acordo para unificar Tulipa e fortalecer a nação. Os planos ardilosos da Duquesa, que quer o trono, fazem com que a filha dos reis vá parar no Sertão Brasileiro. Anos se passam e a notícia de que a princesa está viva no Brasil, faz com que Tronos e Trovas se encontrem com Couros e Cordéis.
A direção de Lucas Poggi é excelente, e também, seu roteiro. Aliás, tudo aqui está a nível profissional e muito bem retratado, desde os figurinos, que conseguem trazer personalidade para cada um dos personagens, até retratar a corte que mistura o luxo com a graciosidade em suas vestimentas. Os Cantores que compõem a Sonoplastia e a trilha Sonora da peça merecem destaque por sua belíssima afinação e o tempo certo - em algumas cenas. Os diálogos fazem contraste com o tipo de vida que cada um leva, por um lado, temos o uso constante de verbos e concordância nos diálogos do rei e da rainha, e por outro, temos gírias e falta de preocupação em falar com coesão e clareza dos Cangaceiros.
Os mais de 25 atores do elenco estão muito bem dirigidos, e conseguem despertar no público a empatia, e o senso de humor. Alguns deles, conseguem se sobrepor ainda mais aos seus companheiros, entre eles, temos Eriel Reis (Rei Augustus), que carrega perfeição e presença de palco em sua atuação como o cargo mais alto da corte, o Rei, além de também conseguir cantar em alto e bom som sem sequer errar a letra. Outros que também estão excelentes são os Cangaceiros interpretados por Gabriel Romualdo (Cangaceiro Jerônimo), e Adailto Lemos (Cangaceiro Jânio), a dupla consegue manter uma amizade descontraída, divertida, e crível aos olhos da plateia, conseguindo ainda deixar o público ao chão de tanto rir com uma das últimas cenas da história.
Os demais, também são importantes e merecem o devido reconhecimento por se destacarem em suas cenas mais imponentes ou cômicas, entre eles, temos: Adriel Fernando (Príncipe Filipi), Flávia Gabriella (Duquesa Flora), Isabella Paschoal (Rainha Acácia), Tamy Fernandes (Lady Flaura), Julia de Almeida (Cangaceira Joana), e Mildred Oliveira (Cangaceira Joaquina). O elenco em si revela talentos promissores, e futuros atores que certamente conquistarão todo e qualquer público não importando o gênero da peça.
O único ponto negativo foi a falta de projeção de voz dos atores secundários em alguns momentos, e também, uma melhor marcação dos lugares de cada um no palco, (O que por vezes resultava em um ator tampando o outro sem ao menos perceber). Em suma, esta é uma peça excelente, muito bem escrita, dirigida e ambientada. Os seus pontos positivos sobrepõem infinitamente aos poucos erros que comete, e certamente pode ser considerada promissora, e talentosa por todo seu brilhantismo, e inovação. Esta, é sem dúvida uma bonita homenagem ao Sertão brasileiro, e ao ícone Freddie Mercury.
BOX DE SERVIÇO
SESI OSASCO - SP
''Tronos e Trovas, Couros e Cordéis'' - Texto e Direção de Lucas Poggi
Dia 09 de Dezembro às 20h
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 401 - Piratininga, Osasco - SP, 06233-020
Telefone: (11) 3602-6200
INGRESSOS: À CONSULTAR NO LOCAL
TEATRO MUNICIPAL DE OSASCO
''Tronos e Trovas, Couros e Cordéis'' - Texto e Direção de Lucas Poggi
Dia 11 de Dezembro às 20h
Endereço: Av. dos Autonomistas, 1533 - Vila Campesina, Osasco - SP, 06132-000
Telefone: (11) 3685-9596
INGRESSOS: À CONSULTAR NO LOCAL