Evento | 14ª Edição da Brasil Game Show mostra fôlego diante de ausências

Maykon Oliveira
Por
0


A Brasil Game Show (BGS), entrou em sua 14ª edição com grandes destaques e muito fôlego. Ocorrendo de 11 a 15 de outubro de 2023, mais uma vez transformou a cidade de São Paulo no epicentro do universo gamer. Durante cinco dias de programação, o evento reuniu uma grande variedade de empresas do entretenimento virtual, apoiadores da cultura geek, entusiastas, desenvolvedores, celebridades e fãs de videogames vindos de todo o Brasil e do mundo. O Expo Center Norte mais uma vez foi o local escolhido para abrigar a festividade que proporcionou uma experiência única, embora tenha tido a ausência de algumas empresas notáveis do setor, como a Playstation e a Xbox e Piticas, no ramo de vestuário nerd.

Apesar disso, é importante ressaltar que a BGS manteve sua essência ao longo dos anos, mantendo-se como um evento gamer organizado, criativo e com programação voltada ao setor de jogos e periféricos eletrônicos com muita diversão e programação diversificada. Mesmo após o impacto da pandemia que afetou visitantes e expositores, a feira demonstrou resiliência, fechando grandes parcerias e promovendo sua marca, se esforçando para oferecer atrações relevantes e divertidas aos visitantes.


As atrações desta edição

Entre as atrações internacionais de destaque, tivemos a presença de personalidades como Alexey Pajitnov, o criador do icônico jogo Tetris, Nolan Bushnell, o idealizador do Atari, Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra, Jun Senoue, compositor de trilhas sonoras dos games do Sonic, Koji Fox, diretor de localização de Final Fantasy XVI e Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI. Ainda compareceram no evento os atores de GTA V, Shawn Fonteno e Ned Luke, Os dubladores internacionais da franquia Mario Bros nos jogos, Charles Martinet (Mario) e Kenny James (Bowser).


Já entre os convidados nacionais, os dubladores do filme de animação de Mario lançado em 2023 também compareceram, como: Raphael Rossato (Mario), Manolo Rey (Luigi), Marcio Dondi (Bowser) e Carina Eiras (Peach), além de Bianca Alencar, dubladora da Princesa Uta (filme One Piece), Flávia Fontenelle, dubladora Ashley Tisdale e Dulce Maria, João Cappellin, dublador (Draco Malfoy em Harry Potter), diretor de voz e dublagem do game e série The Last of Us e Marco Ribeiro, dublador do Homem de Ferro


Além disso, os visitantes puderam participar de competições de eSports, lançamentos de jogos e produtos gamers, estações free-to-play e apresentações musicais da Video Game Orchestra e da Sonic Symphony


Público joga o lançamento Assassin's Creed Mirage, o 13º grande jogo da franquia da Ubisoft. / Foto: Maykon Oliveira / Análises Momentâneas



Palestras e painéis


A BGS transcendeu a ideia de ser apenas sobre jogos, tornando-se também um local de encontro com celebridades da indústria de games. Os fãs tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente desenvolvedores, dubladores, jogadores profissionais e personalidades dessa área em questão. Competições de eSports emocionantes cativaram o público, com equipes nacionais e internacionais competindo por prêmios em dinheiro e prestígio. Os visitantes também puderam assistir às partidas ao vivo e até mesmo se inscrever em torneios amadores.


Para aqueles interessados em aprofundar seu conhecimento sobre a indústria de games, a BGS promoveu palestras e painéis informativos com profissionais do setor. Essas sessões proporcionaram insights sobre o desenvolvimento de jogos, a evolução da tecnologia e o futuro da indústria de entretenimento eletrônico.


Palestras e rodas de bate-papo são também atrativos de mais uma edição. / Foto: Maykon Oliveira / Análises Momentâneas


A feira também contou com a presença de diversas empresas de renome, como Pichau, Norton, Intel, RedDragon, Samsung, Pcyes, ELG, Sbt Games, HyperX, Taiwan Excellence, Cup Noodles, Rank 1, Hoyoverse, AMD, Ubisoft, Warner, Dxracer, Sega, Atlus, Smile One, Bauducco, Agon by AOC, Nintendo, Force One, Kings Simuladores, Logitech, Evoverse e Banco do Brasil.

A diversão não se limitou apenas às telas; os visitantes também tiveram a oportunidade de mergulhar em experiências imersivas, incluindo simuladores de realidade virtual, escape rooms temáticos e muito mais.


Participar de atividades em estandes é uma ótima chance de garantir um brinde. Foto: Maykon Oliveira / Análises Momentâneas


Os Cosplayers dão um show

Cosplay de Boba fett por @brunocosplayer / Foto: Maykon Oliveira / Análises Momentâneas

Não seria um marco nerd sem a presença de cosplayers, não é mesmo? A edição 2023 foi um palco para esses fãs expressarem sua paixão por seus jogos e personagens favoritos, e os cosplayers (tanto profissionais, quanto os de hobby) desempenham um papel fundamental nessa celebração da cultura nerd e gamer, fazendo parte de atrações de alguns estandes e também participando de forma profissional em desfiles, competições e interações com o público presente.

A diversidade de cosplays dentro da Expo Center Norte foi verdadeiramente impressionante. De Genshin Impact à Star Wars, de Naruto à Attack On Titan, todos estavam incríveis representando famosos heróis e vilões da cultura pop, mas também dando vida à adaptações únicas e personalizadas com criações originais. É incrível ver como esses cosplayers investem tempo, esforço e habilidade para recriar com precisão os trajes e adereços de seus personagens favoritos. É uma experiência que eleva a atmosfera do local e torna o evento ainda mais especial.

Além disso, são esses fãs que também contribuem para o espírito de comunidade nerd. Eles se reúnem para compartilhar dicas, elogios e experiências, além de participar de concursos que destacam o trabalho árduo e a paixão que colocam em seus trajes.


Alimentação e colecionismo

Colecionáveis são destaques em lojas espalhadas pelas BGS. / Foto: Maykon Oliveira / Análises Momentâneas

O maior evento de games da América Latina e que reúne milhares de apaixonados por jogos eletrônicos a cada edição precisa também oferecer uma variedade de opções de comida para quem frequenta os cinco dias de programação, e pensando nisso, nesta edição a praça de alimentação ficou mais diversa em opções de produtos e alimentos, com a inclusão de um inédito Mcdonalds com preços razoavelmente acessíveis (entre R$ 30 até R$ 60), dentre outras opções de refeições.

De hambúrgueres à tacos, de pizzas à batatas fritas, comida oriental, entre outros, houve diversos Food Trucks diariamente espalhados ao redor da praça de alimentação, com uma grande variedade de opções gastronômicas, além de stands de comida com sanduíches, cachorros-quentes, salgados, doces, sorvetes e bebidas variadas, e a presença de grandes conhecidos como o Taverna Medieval, Cup Noodles e Cinemark.

Apesar da Piticas não estar presente, houveram diversas opções de tendas de camisetas oficiais e colecionáveis, além de lojas especializadas em jogos, canetas e materiais de papelaria, broches e chaveiros, pôsteres e arte impressa, figuras colecionáveis, produtos eletrônicos e roupas e acessórios, bem como o próprio estande da Brasil Game Show com produtos únicos e exclusivos desta edição.


O fôlego não acabou 


O público do evento supera 80 mil pessoas anualmente. / Foto: Maykon Oliveira / Análises Momentâneas


A BGS 2024 já tem data marcada e será entre 9 e 13 de outubro, como anunciado nas redes sociais do evento e nos totens na saída da feira, onde os visitantes puderam adquirir ingressos antecipados. Porém, as atrações e convidados da BGS 2024 ainda não foram divulgados.


Mesmo com algumas ausências de empresas chaves do ramo, A BGS mais uma vez se mostra relevante, forte e um dos principais eventos geeks, não sendo apenas um evento de videogames, mas uma celebração da cultura gamer/geek e uma oportunidade para pessoas de todas as idades compartilharem sua paixão.





Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)