Makoto Shinkai é um famoso diretor japonês conhecido por criar filmes de anime emocionais e visualmente impressionantes. Suas obras são frequentemente caracterizadas por uma combinação única de narrativas sentimentais, cenários deslumbrantes e uma atenção meticulosa aos detalhes em suas animações.
Sua criação mais famosa é Your Name, lançado em 2016 e considerada sua obra-prima.
Na trama, mergulhamos na história de dois jovens: Mitsuha e Taki, que misteriosamente trocam de corpos ao acordar sem entender o motivo. Com o tempo, suas vidas se tornam entrelaçadas, tornando as cenas de suas interações repletas de humor e doçura, enquanto o motivo pelo qual aquilo está acontecendo passa a ser um elemento sobrenatural que adiciona uma dimensão extraordinária ao relacionamento deles.
Taki e Mitsuha ao trocar de corpo. |
Poucos anos mais tarde, agora em 2023, temos mais duas produções de Makoto Shinkai que parecem formar par com o queridinho citado acima nos mostrando o que seria uma "Trilogia do amor perfeito", conectando "Your Name" (2016), "O tempo com você" (2019) e “Suzume” (2022), como um grande e épico retrato do que a visão do diretor sobre esse sentimento tão humano e ao mesmo tempo tão sobrenatural.
Acha que não existe conexão? então aguarde para ficar surpreso.
A sensibilidade mística do amor
Ambos os três filmes são ambientados no mesmo universo, compartilhando algumas paisagens, referências e personagens. Por exemplo, em O tempo com você, o protagonista masculino, Hodaka, é visto assistindo notícias na TV e a data exibida é a mesma em que ocorreram os eventos de Your Name, sendo o fator mais surpreendente a aparição surpresa dos protagonistas do filme de 2016, Mitsuha e Taki, ambos mais velhos em uma curta cena de transição. Em Suzume, temos uma nova ameaça na terra, especificamente em regiões interioranas e centrais do Japão, algo catastrófico que unirá Suzume e Sota em uma jornada sobre a busca pela própria identidade, o lugar no mundo e a refletindo sobre a falta daqueles que se foram por um motivo maior.
A chave do sucesso
A junção das obras mais recentes do autor possuem como fórmula e característica principal eventos inexplicáveis, sendo a troca de corpos entre os protagonistas, o poder de controlar chuvas e tempestades e o fechamento de portais para evitar a destruição da terra, pontos marcantes em todas as narrativas de Shinkai de 2016 até 2022. Em outras palavras, podemos afirmar que elementos sobrenaturais refletem uma certa sensibilidade mística já marcantes no mundo cinematográfico criado pelo diretor.
Hodaka e Hina - O tempo com você (2019). |
As complexidades do amor de maneiras profundas e
significativas, histórias românticas emocionantes e poéticas que atraem o
público e o levam a refletir sobre a natureza desse sentimento em diferentes
circunstâncias, reforçam essência das obras do autor e diretor. Sua profunda representação
sobre o amor de maneira profunda e a busca para passar a mensagem de que esse
sentimento pode ser tão intenso que seja capaz de transcender barreiras de
tempo, espaço e dimensão são os pontos chaves dessas três obras que
consolidaram o seu nome na história do cinema.
Características na filmografia de Makoto Shinkai
- A distância: Shinkai muitas vezes apresenta casais que estão separados por longas distâncias geográficas ou temporais. Essa separação cria uma sensação de saudade e desejo de se reunirem novamente, como visto em 5 Centímetros por segundo e Your Name.
- O tempo: Em alguns filmes, o amor ultrapassa as fronteiras do tempo, conectando personagens de diferentes épocas. A conexão entre Taki e Mitsuha em Your Name é um exemplo notável dessa abordagem.
- O extraordinário: O renomado diretor coloca seus personagens em cenários deslumbrantes ou eventos sobrenaturais, testando a força do amor diante de adversidades incomuns. O tempo com você e Suzume são bons exemplos disso, ainda mais quando lembramos que a paixão de Hodaka e Hina é colocada à prova pela falta de capacidade dela de controlar o clima e inevitavelmente expor a vida de Hodaka em risco, ou quando paramos para pensar na jornada de Suzume e Sota que faz florescer esse sentimento durante todas as adversidades de salvar o mundo.
- A descoberta de sentimentos: Muitos filmes de Shinkai exploram o amor na adolescência, retratando a descoberta de sentimentos românticos e a inocência do primeiro amor, como em "O jardim das palavras".
- Amor como redenção: Em alguns filmes, o amor é apresentado como uma força redentora, capaz de curar feridas emocionais ou superar traumas do passado, como visto em 5 Centímetros por segundo.
- Esperança: O amor como uma força poderosa que pode trazer esperança em situações desesperadoras, como em Viagem para Agartha.
Enfim, todos esses filmes, sozinhos ou em sequência, do mais
antigo ao mais atual apenas evidenciam a atmosfera melancólica e poética de
suas tramas, ampliando a intensidade das emoções dos espectadores quando
retrata o tempo, um ambiente surreal, a importância das promessas feitas em
nome do amor e da amizade, uma jornada mágica e a abordagem da separação
emocional para intensificar o poder de qualquer história.