Shingeki No Kyojin volta nesta segunda parte para mostrar os flashbacks envolvendo tudo aquilo que não foi revelado ao espectador durante o decorrer do tempo entre a terceira e a quarta temporada, o que justifica finalmente as ações dos personagens de se posicionarem contra ou a favor da luta da tropa de exploração e o plano de acabar com a humanidade vindo de Eren e Zeke.
A parte 2 da quarta temporada de Attack On Titan (Shingeki No Kyojin) aborda de forma incrível a transformação do protagonista em um grande vilão. Por mais que os motivos de sua reviravolta tenham sido explicados através de seu amor pelos amigos e o desejo de que eles vivam mais do que ele, nada muda o fato de Eren entra para a lista dos conhecidos heróis que mudaram de lado em algum momento da trama. Neste quesito, inclusive, podemos comparar com Kira de Death Note, mais um personagem que é o foco da história e acaba trilhando um caminho maléfico em prol de algo que considera ser bom.
O foco dessa transformação acaba cooperando para o desenvolvimento de personagens que finalmente ganham espaço como Connie, Jean e Hange, mostrando suas inseguranças, mais dos seus passados e os motivos pelos quais ainda estão lutando até aqui. Eren se tornou aquilo que precisam destruir, mas a bússola moral de assassinar amigos e companheiros de anos a fio não será tão fácil de ser ignorada.
O novo – e quase – final de Shingeki no Kyojin prepara o terreno para a última grande batalha que está por vir, prometendo lutas de tirar o fôlego, momentos assustadores e enfim abordar o grande e polêmico final da história que tanto amamos até aqui.