Crítica | O Congresso Futurista (2013) Uma clássica animação?

Maykon Oliveira
Por
2

O Congresso Futurista, pode ser considerado um clássico da animação, não apenas por sua homenagem sutil aos traços da disney, mas também por sua genialidade utilizando-se de metáforas para mostrar os nossos desejos mais absurdos e também, cenários surrealistas e bem construídos. A trama, explora nossas opções de vida, e como isto pode afetar nosso futuro.

A discussão política, social e psicológica consiste em despertar a curiosidade e o senso racional do espectador. Os diálogos são construídos para debochar sutilmente da massa que é alienada, tanto pelos meios de comunicação, quanto por acharem que tem gostos próprios apenas por aderirem a tendências populares, como roupas, músicas e gostos para cultura.

O filme é além de uma animação, um Live Action, isto porque se passa dividido ao longo de sua história. A primeira metade conta com atuações de atores reais, e a segunda, o modo metafórico e louco em forma de animação.  Cenas gratuitas de nudez, perversidade e exploração de pessoas, são frequentes ao longo da narrativa, tudo isto apenas para reforçar ainda mais a loucura que esta Utopia em primeiro plano, guarda como segredo. 

Em suma, O congresso futurista levanta questões importantes que geralmente não nos lembramos de refletir, e também, faz críticas à uma sociedade cada vez mais ilusória, problemática e exploradora. O único ponto negativo disto tudo, é talvez, os modos como às sequências são apresentadas, e um certo ar infantil que paira sobre algumas cenas, no entanto, e ainda sim, é uma obra memorável.




Postar um comentário

2Comentários

  1. Olá cara, curti bastante a resenha. Ainda não assisti essa animação mas fiquei bem curioso me parece ser bem interessante, principalmente porque desenvolve criticas políticas e tal, de certeza irei conferir em breve.
    O layout novo esta bem legal, o blog cada vez mais bonito. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo muito, tanto pela discussão que levanta, quanto pelo método de crítica à sociedade!
      E obrigado pelo apoio Brother!
      Abraços

      Excluir
Postar um comentário