Cosplay é arte, criação e homenagem | Entrevista com Giulia Beatriz

Maykon Oliveira
Por
0

Existem muitas maneiras pelas quais os fãs têm demonstrado seu apoio e apreço às obras da cultura pop, uma das mais famosas é o Cosplay. A palavra é uma combinação das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play/roleplay (brincadeira, interpretação). O hobby consiste em fantasiar-se de personagens, em geral, de quadrinhos, games e animações japonesas. A prática também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações.

O costume é muito conhecido em eventos de cultura nerd, como por exemplo, a Comic Con e eventos de cultura Japonesa, como o Anime Friends. Os fãs chamados de Cosplayers tentam ao máximo parecer com seu personagem preferido e muitos deles, não se importam com o esforço que tenham que fazer para alcançar o seu objetivo, investindo em perucas importadas, roupas feitas sob medida e acessórios como espadas de madeira ou pequenas armas de plástico. 

Giulia Beatriz, universitária, fez seu primeiro Cosplay aos 10 anos de idade e gosta de cultura japonesa. Nesta entrevista em ping-pong, abordaremos os temas a respeito do mundo Cosplay e dicas para quem quer tentar fazer o seu. 


Giulia, qual foi o seu primeiro Cosplay? 

R: — O meu primeiro foi bem improvisado mesmo, era de Amu Hinamori de Shugo Shara (animação japonesa) que na época era uma das minhas personagens favoritas. Eu achava isso bem legal, por mais que estivesse fazendo no improviso, era bem divertido. Depois disso, comecei a investir mais na ideia de fazer Cosplay assim que comecei a ter mais perucas e acessórios. Neste ano, eu fiz o meu primeiro Cosplay sem improviso, em que a personagem escolhida foi a cantora virtual japonesa Hatsune Miku. (Vide imagem desta matéria). 

Qual a sua definição sobre o que é essa arte de se fantasiar em prol de uma manifestação artística e cultural? 

R: — Eu acho que principalmente os Cosplayers fazem muita cobrança sobre o que é ou não Cosplay. Por exemplo, eles costumam dizer que só é considerado um se você utilizar lentes de contato ou se você usar peruca. Eu acho que qualquer um pode fazer do jeito que quiser, seja atuando como o personagem ou se vestindo igual, sem depender do que ele está ou não deixando de usar. Cosplay é o ato de você se divertir e ser aquele personagem que ama, mesmo que só por um dia. 

Você já presenciou ou leu algo que mostrasse alguém sendo preconceituoso com outra pessoa apenas pelo personagem escolhido? 

R: — Esse mundo Cosplayer é cheio de preconceitos, muitas vezes vindo do próprio meio, o que me chateia bastante, porquê na minha opinião, devíamos todos nos unir e apreciar juntos essa arte de ser um personagem que você ama por um dia. Um bom exemplo disso é quando alguma pessoa negra faz Cosplay de uma personagem branca. Logo acaba surgindo comentários como: "Cospreto", "Preto não devia fazer Cosplay de personagem branco", "Por quê aquele 'neguinho' está fazendo Cosplay?", isso é uma tremenda falta de respeito. Já ouvi falar muito de pessoas que pararam de fazer por causa disso ou que queriam fazer, mas ficam com medo justo por esse preconceito. 

Se você pudesse dizer algo para os Cosplayers em geral, o que diria? 

R: — Eu diria: Parem de julgar por qualquer coisa que você considere um "defeito", Cosplay é uma arte para todos e todo mundo é bem-vindo por aqui. Cosplay não é ser extremamente fiel com o personagem, até porque isso é impossível. Se fossemos fazer um de personagem de anime por exemplo, eles têm aqueles olhos gigantes, cabelos que desafiam a física, etc, e mesmo usando lentes que aumentam os olhos (circle lens) e passando spray na peruca, ainda assim, é impossível ficar 100% igual ao personagem. Cosplay é se divertir, é ser o personagem que você ama, é trazê-lo para a vida real, então vamos parar com essas limitações e comentários idiotas e vamos aceitar e respeitar o Cosplayer do jeito que ele é. 

Após a conversa com Giulia, pode-se entender que essa brincadeira de ser uma determinada figura do mundo do Geek é a arte de se transformar em um personagem, utilizando-se de maquiagem, interpretação, vestuário e outras técnicas. Cosplayers são as pessoas que podem fazer o uso de sua arte com a finalidade de ser um hobby ou algo profissional, mas acima de tudo, uma bela homenagem aos seus personagens mais queridos, despertando fascínio e alegria em quem os vê. 

Foto: Giulia Beatriz / Arquivo pessoal. (@sanchichy)

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)