A aclamada e conhecida festividade de Ano Novo Chinês aconteceu durante este final de semana, dias 4 e 5 de fevereiro, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
O evento começou após às 11h, com céu nublado, mas com ventos que proporcionaram
boa receptividade do público e também conforto para quem estava por baixo das fantasias
que encantavam a festa num clima que marcava quase 28ºc.
A primeira atração foi o desfile de abertura com a dança do Dragão e do Leão, partindo do Portal Torii, localizado na rua Galvão Bueno que estava com acesso exclusivo para pedestres, indo até a praça da Liberdade, o que proporcionou que diversos públicos pudessem ver a atração de pertinho, não importando o local em que se encontravam ao decorrer da rua.
A aguardada dança do Dragão e do Leão / Foto: Maykon Oliveira |
Às 12h ocorreu o início das apresentações de artes marciais no palco, sendo elas: Kung fu, Tai Chi Chuan e Boxe Chinês que se estenderam durante toda a tarde, em horários distintos. O evento contou com uma imensa variedade de barracas de comidas, doces e especiarias asiáticas em geral, além da venda de produtos exclusivos dessa festividade e também em comemoração ao Ano do Coelho.
O Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar, começa na data em que, no leste da Ásia, ocorre a segunda lua nova após o solstício de inverno. De acordo com a revista norte-americana Farmer's Almanac, neste ano de 2023, ele corresponde ao ano 4721 do calendário chinês.
O zodíaco chinês é composto por animais em um ciclo que se repete a cada doze anos. Cada ano é representado por um animal diferente e, de acordo com o calendário do zodíaco publicado pela revista China Today, o coelho é o animal indicado para 2023.