A magia retorna para as telas de cinema com Animais fantásticos e onde habitam, o filme que chega para novamente animar os fãs da saga Harry Potter, e mostrar que a mente da autora, e desta vez roteirista, J.K Rowling, é magnífica. O enredo explora as criaturas mágicas que acabam escapando da mala de Newt Scamander, e como isto pode expor o mundo bruxo.
O filme faz diversas referências aos filmes de Harry Potter, mas vai muito além disso. Os personagens explorados são totalmente novos na história de Rowling, e conseguem passar carisma e apelo ao espectador. O show começa quando as criaturas mágicas começam a aparecer pouco a pouco. Os animais mostrados contém os clássicos do universo mágico de Harry Potter, e também novos, como por exemplo, O Pássaro trovão.
Tudo está perfeito aqui: Figurino, Fotografia, Trilha sonora, Ambientação, Atuação e Enredo. Uma das coisas que mais chama a atenção, é a fluidez que a história tem, mesmo inserindo diversos arcos para os seus personagens. Aliás, nada foi escolhido à toa. Todo ator tem o seu momento de destaque, e conquistam o público em geral. Se fosse para elogiar às atuações, não seria justo apenas uma. Eddie Redmayne (Newt), Katherine Waterston (Porpetina), Colin Farrell (Percival graves), Ezra Miller (Credence), Dan Fogler (Jacob) e Alison Sudol (Queenie) estão excelentes, e possuem camadas interpretativas realmente satisfatórias.
Os animais são o destaque da narrativa. Eles são belíssimos, enormes, por vezes fofos e carismáticos. O cinema foi à loucura com um deles: Pelúcio, um pequeno ser que gosta de roubar coisas brilhantes e que certamente garante a maioria das risadas do público. Já o ''não bruxo'', Jacob, é também o alívio cômico e é de longe a melhor coisa do filme. O roteiro foi escrito de modo a amarrar sempre uma situação à outra, e deixar todos que estão assistindo boquiabertos.
J.K Rowling preparou duas surpresas espetaculares para os fãs, e isto nem sequer havia sido divulgado antes do filme entrar em cartaz. O momento das revelações finais, como tudo aconteceu, e o que reserva o futuro do mundo bruxo, é a melhor expectativa já criada até hoje. A revelação de grandes fatos, reviravoltas, e a exploração de um novo e brilhante vilão, garantem à Animais fantásticos, uma eterna lembrança na mente dos fãs, e um novo caminho para antigos e novos fãs da saga.