1. Comemorando a morte?
Para muitas pessoas pode parecer algo fora de cogitação celebrar um dia em que as pessoas que amamos partem para o além, mas o intuito mesmo do Halloween é justamente dar conforto aos vivos em relação a este tema tão pesado. Percebo que é preciso que acreditemos cada vez mais em um lugar bonito e tranquilo ao qual nossos entes queridos vão parar, mas se apenas uma vez ao ano eles retornassem à vida, seria de fato incrível para matarmos a nossa saudade.
Transformamos caveiras em seres alegres, abóboras ganham rostos sorridentes e olhos arregalados por motivos totalmente aleatórios. Querendo ou não, já aprendemos a acreditar em coisas que talvez não possam existir, como lobisomens, casas assombradas e objetos inanimados ganhando vida, porém ainda é tudo tão novo que sentimos a necessidade de continuar conhecendo mais sobre esta cultura.
2. A cultura pop se movimenta
O que sempre me atraiu nessa ocasião era finalmente poder desfrutar de boas histórias de terror, ouvir contos de pessoas que acreditam veemente nisto, e conhecer lugares que dizem que coisas sinistras aconteceram com alguém. Podemos dizer que a nossa curiosidade é o que movimenta o Halloween. Não sabemos lidar com a morte, não entendemos direito o que as cores fazem com nosso psicológico, e principalmente, não sabemos o que significa essas 24h de pura comemoração macabra, mas é interessante, não acha?
Na cultura pop somos bombardeados com filmes com a temática da festa. Nas lojas de comércio e até mesmo nas escolas, os enfeites tomam conta do lugar. As lojas de fantasiam fazem questão de deixar amostra seus produtos, e até os doces veem embalados com referências a bruxas ou fantasmas. As livrarias fazem promoções sobre livros com a temática de terror, e até mesmo a programação da Televisão se torna fúnebre. O bombardeio é preciso e exato, você pode até mesmo não ter pensando a respeito, mas desde que você nasceu, e isto é, não importa a sua idade, você sempre esteve em contato com o Halloween.
3. A experiência que fica
Esta grande festa que evoca as cores roxas e alaranjadas serve não apenas para passar a sensação de 'sobrenatural' e 'felicidade peculiar', mas também para promover uma celebração sobre aqueles que já partiram deste mundo. É tudo muito estranho, eu sei, mas neste momento não pense diretamente sobre sua religião (ou a falta dela se for o caso), apenas reflita o quanto essa data é curiosa para nós que estamos aqui vivendo.
Ao fim, é uma experiência única, recheada de músicas icônicas e acessórios que irão despertar em você uma sensação nunca antes sentida. Ame ou odeie, o dia das bruxas é certamente uma comemoração internacional que veio para ficar. Sinta-se à vontade para pegar a pipoca, deitar no sofá e ligar a Televisão. Preparado, você entrará ao menos por um dia, dentro deste mundo que mistura o sobrenatural com as nossas crenças e os nossos medos.
Foto: O Estranho Mundo de Jack / Divulgação.