O propósito da vida pode ser único para muitas pessoas, e para Tsuneo, não é diferente. O jovem universitário é um mergulhador experiente, trabalhando em uma loja de acessórios para pesca e mergulho esportivo, e que deseja conseguir uma bolsa de estudos no México para enfim se tornar ainda mais capacitado em sua profissão e paixão de vida. Por outro lado, Josse é uma garota que usa cadeira de rodas e constantemente busca emoções ao redor de sua vida pacata e sem muitos objetivos. Juntos, o encontro desses dois irá agitar o mundo quando falamos sobre amor, alegria e sonhos.
O filme é baseado no romance “Joze to Tora to Sakana-tachi” da autora Seiko Tanabe, e este filme é dirigido por Kotaro Tamura, escrito por Sayaka Kuwamura e produzido pelo estúdio Bones — conhecido por lançamentos como “Fullmetal Alchemist”, e “Wolf’s Rain”, — Imagine só a qualidade gráfica!
Então, caro leitor, venho lhe contar que este filme é um dos melhores longas de animação dos últimos anos. Não é apenas uma utopia visual, mas seu roteiro passeia por histórias, medos, situações e diálogos que conseguem despertar em quem está assistindo um verdadeiro festival de sentimentos, seja pelos protagonistas que aos poucos vão se apaixonando ou através dos passeios que buscam evidenciar como o nosso mundo é um lugar lindo e prazeroso, mesmo e apesar das adversidades da vida.
Há momentos em que lágrimas inevitavelmente irão cair de seu rosto, algo que, em minha opinião, só acrescenta qualidade a uma narrativa que poderia usar facilmente temas frágeis da vida para despertar esse sentimento no espectador, e que, no final das contas não o faz dessa maneira. Existe desenvolvimento, situações simples vão ficando cada vez maiores, e não estamos seguros aqui. Tudo pode acontecer e mudar a vida desse "quase casal" o tempo todo.
A visão da vida através de Josee e Tsuneo são tirados da visão real de jovens que pensam não na mortalidade como algo com data marcada para acabar, mas sim, com data marcada para começar a viver a vida de forma realmente plena. Aliás, o filme debate muito sobre esse tema: "Quando começa a nossa vida? Estamos felizes para sempre ou apenas buscamos pontos específicos para nos sentirmos assim?" Seja qual for sua resposta, garanto que embarcar nessa aventura lhe fará pensar sobre os seus propósitos a curto e a longo prazo, e se você realmente é alguém capaz de sacrificar sua vida por quem ama, ou por quem passou a amar.
Enfim, com uma fotografia de encher os olhos, diálogos sensíveis e situações de pura ternura, o Tigre e o Peixe é a combinação perfeita para os amantes de romances que se passam no mundo real, sem aventuras mágicas ou plot Twist envolvendo o tempo e o espaço. Aqui só há apenas um plano de fundo: A vida que estamos, sem chance de olhar para trás. Impecável do começo ao fim.