Durante os dias 8, 9 e 10 de julho, tivemos a oportunidade de conferir a 19ª Edição do Anime Friends, o maior evento de cultura pop oriental da américa latina no Espaço Anhembi, em São Paulo, e organizado pela Maru Division, produtora de eventos que nasceu em 2017 e tem como foco a realização de grandes shows e eventos com temática oriental, sendo também responsável pelo Ressaca Friends.
A retomada do evento, depois do hiato de três anos provocado pela pandemia, levou os fãs à loucura proporcionando muitas atrações, bom aproveitamento do espaço e um enorme alcance de público contando com cerca de 90 mil pessoas durante os três dias de festival. Nesta edição, em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de São Paulo, a Maru Division disponibilizou para o público ingressos gratuitos para o primeiro dia de Anime Friends, sexta-feira (8), sendo um total de 20 mil ingressos, com limite de quatro cortesias por CPF.
Presenciamos um verdadeiro espetáculo para o público otaku e geek, lojas bem organizadas, produtos licenciados e também lançamentos exclusivos apenas para esta edição do evento! A Piticas em parceria com a Crunchyroll proporcionou uma loja incrível com diversas coleções para os fãs de anime, com ênfase em novas estampas de camisetas e também com um cenário majestoso para fotos, além de distribuir brindes para seus assinantes.
Falando de cenários, todo o espaço do Anime Friends estava tematizado com painéis de montanhas, céus, templos, e até construções como o estande do jogo Genshin Impact que montou literalmente uma fortaleza com muro e telhas para o público tirar fotos e ganhar brindes. Semelhante a isso, o espaço da Riot Games lançou um evento temático de League of Legends para promover as novas skins “Star Guardian”, com direito a Cosplayer para tirar fotos com os visitantes e um canto especialmente dedicado, contando ainda com um concurso cosplay valendo premiação em dinheiro.
Espaço temático da Crunchyroll com Cosplayer e cenário para fotos. |
Espaço temático de Genshin Impact |
Para embalar a festa, no palco principal a música contagiante não parou durante a vasta apresentação de artistas e bandas nacionais e internacionais, responsáveis pelas trilhas sonoras de diversos animes, como a compositora Matsuko Mawatari, que ganhou o público ao dar voz às canções originais do anime Yu Yu Hakusho, e Luigi Carneiro, Carla Castro e Hans Zeh, interpretes da versão em português da obra. Para animar ainda mais o decorrer destes três dias, a programação contou com: I Don‘t Like Mondays, Ladybeard, Metal Babybeard, One n’ Only, Nordex, Diogo Miyahara, Danger 3, MH RAP, Sidney Scaccio e Grupo Eve.
No auditório ultra, a dublagem brasileira foi também um dos destaques deste ano, sendo a programação de São Paulo animada com palestras entre dubladores e fãs de cultura pop, além de exibições de animes com áudio em português em um vasto telão com espaço dedicado para a plateia presente sentar e apreciar sem interferência de barulhos externos e pessoas andando.
No auditório ultra, a dublagem brasileira foi também um dos destaques deste ano, sendo a programação de São Paulo animada com palestras entre dubladores e fãs de cultura pop, além de exibições de animes com áudio em português em um vasto telão com espaço dedicado para a plateia presente sentar e apreciar sem interferência de barulhos externos e pessoas andando.
Falando sobre dubladores, esteve presente um verdadeiro time de peso, encabeçado por Guilherme Briggs e Wendel Bezerra, além de especiais sobre a dublagem de The Shield Hero, One Piece, Attack On Titan e YuYu Hakusho, um encontro das vozes que emocionou e que continua emocionando gerações.
Além das lojas de mangás já conhecidas como JBC, Panini e NewPop (que sempre investem em suas faixadas de estande para atrair o pessoal para fotos), a editora Pipoca & Nanquim foi a grande novidade deste ano, contando com um estande com todos os lançamentos mais recentes, além de também banners enormes para tirarmos fotos com as principais capas de suas obras, como por exemplo: “A Sala de Aula que derreteu”, de Junji Ito.
Além das lojas de mangás já conhecidas como JBC, Panini e NewPop (que sempre investem em suas faixadas de estande para atrair o pessoal para fotos), a editora Pipoca & Nanquim foi a grande novidade deste ano, contando com um estande com todos os lançamentos mais recentes, além de também banners enormes para tirarmos fotos com as principais capas de suas obras, como por exemplo: “A Sala de Aula que derreteu”, de Junji Ito.
Espaço para fotos no estande da editora Pipoca & Nanquim |
No Palco Anime, o papo sobre mangás rendeu boas palestras e houve a presença das editoras JBC e a NewPop, respondendo perguntas do público e comentando sobre seus lançamentos. Ao mesmo tempo, na Arena K-pop, quem sabia dançar e queria participar de uma verdadeira competição teve a chance de aproveitar o espaço dedicado e animado especialmente para os K-popers para extravasar e curtir no ritmo da música eletrizante que só esses grupos têm. Também existe o Artists' Alley ou Beco dos Artistas, um lugar especial para ilustradores, escritores, roteiristas, autores, escultores, e todo tipo de profissional que vende suas obras ter o devido reconhecimento e conseguir conversar com seus fãs durante aquele pequeno intervalo entre uma atração e outra.
Enfim, com uma excelente programação e uma força devastadora, a 19ª Edição do Anime Friends volta com disposição para continuar sendo a melhor das feiras temáticas da américa latina, mantendo toda a credibilidade e o amor que os fãs de anime possuem por esse festival anual que mistura o melhor dos mundos para uma comemoração maravilhosa ao decorrer de alguns bons dias no mês de julho.
Confira abaixo mais algumas fotos da nossa cobertura:
📷: Maykon Oliveira / Análises Momentâneas