Crítica | Fragmentado (2017) Suspense da melhor qualidade cinematográfica

Maykon Oliveira
Por
1

Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

James McAvoy, está impecável em um papel que necessita interpretar personalidades distintas e intensas sob transições de cenas em que tudo parece natural e corriqueiro. A atuação de McAvoy consegue passar empatia, medo, calmaria e descontração em diferentes partes da narrativa. A dedicação para a preparação de cada ''personagem'' não é surpresa, visto que ele sempre se mostrou um bom e competente ator. No entanto, em Fragmentado, ele consegue mostrar todo o seu brilhantismo e competência na hora de romper desafios, hora ou outra ficamos boquiabertos pela sutileza em que uma personalidade oscila para outra.

O terceiro ato é o único ponto que pode deixar a desejar. Para quem não é fã dos filmes de M. Night Shyamalan, o final de fragmentado pode incomodar, ou até mesmo deixar o público confuso. Não por acaso, esta é a fórmula que o Cineasta vem usando desde O Sexto Sentido (1999); o filme tem a intenção de te deixar confuso e assim, tornar cada vez mais aguçado seu senso de curiosidade para descobrir como esta história irá acabar. 

Ao fim da sessão no cinema em que assisti, muitos ao meu redor comentavam: ''Eu não entendi nada'', ou ''É sério que acaba assim?'', o que revela que o final escolhido pelo diretor é controverso, e pode não agradar a todos. Entretanto, verdades precisam ser ditas: o roteiro em si é impecável, a atuação de James McAvoy é uma das melhores já vistas nos últimos anos, e a imersão que a narrativa apresenta é forte o suficiente para prender sua atenção até o fim. 


AVALIAÇÃO: ÓTIMO/EXCELENTE





Foto: Split (Fragmentado) / Divulgação / Universal Pictures

Postar um comentário

1Comentários

  1. Achei muito interessante a maneira em que terminou é filme. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperava reencontrar de cara as queridas crianças. Pode ver os Filmes de Suspense são uma ótima opção para ver, além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo.

    ResponderExcluir
Postar um comentário