Crítica | 13 Reasons Why (2017) Rupturas psicológicas vivenciadas na adolescência

Maykon Oliveira
Por
0

A premissa de 13 Reasons Why (Os treze Porquês) apresenta uma história muito menos melancólica e mais verídica do que se possa imaginar a respeito de traumas e rupturas psicológicas vivenciadas no período da adolescência. A série retrata os motivos pelo qual Hannah Baker (Katherine Langford) se suicidou e deixou 7 fitas mostrando os responsáveis por seu trágico fim. 



Englobando arcos e passagens que intercalam o passado e o presente de forma linear numa narrativa única e singular, a série original sob o selo Netflix chega para abordar assuntos como assédio e morte sob a perspectiva de um olhar íntimo e de denúncia. A mensagem que está sendo transmitida para o espectador é pesada, dolorosa e devastadora, é impossível não sentir algo estranho em relação a isso, afinal, estamos ouvindo sobre a vida de uma garota que se matou. 


No decorrer do tempo, as coisas começam a ganhar mais foco e os assuntos de natureza delicada conseguem piorar ainda mais. Por vezes o espectador se pegará pensando: ''Realmente irei ver essa situação que está sendo descrita acontecer?'', e acredite, ela acontece, e de modo seco, frio, e direto, sem romantização. A trilha sonora contém músicos e bandas aclamadas, e ela consegue ajudar a descontrair o tema que não é uma coisa fácil de se apegar logo de início justamente por sua natureza mórbida e depressiva. 

Se num primeiro momento tudo é muito superficial, no outro já não podemos dizer o mesmo. Ao longo dos episódios um caminho estreito e difícil vai se fragmentando até chegar ao derradeiro clímax da história de Hannah. O público irá se desgastar em choro em algumas partes que conseguem retratar de forma crível abusos físicos e psicológicos sob diversos aspectos e situações. 

13 Reasons Why consegue despertar a atenção para assuntos delicados e difíceis na nossa sociedade de forma a fazer o espectador refletir, se emocionar, e passar adiante as situações que presenciou. Uma série que encanta, expõe, e destrói o seu psicológico. 

AVALIÇÃO: Ótimo/Excelente


Foto: Divulgação / Netflix / Todos os direitos reservados.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)