Lista | Top 9 melhores filmes de Drama dos últimos anos

Maykon Oliveira
Por
1

O gênero Drama aborda situações sérias do cotidiano, e quase sempre tem a intenção de despertar a auto reflexão sobre a vida e suas vertentes, podendo ter elementos como: romance, depressão, crescimento espiritual e morte. Na vida cotidiana, um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento ou dor. O público deste seguimento cresceu muito com o passar dos anos, e pensando nisto, confira uma lista com os 9 melhores Dramas dos últimos anos.

1. BOYHOOD: DA INFÂNCIA À JUVENTUDE (2014)

Foto: Divulgação.
12 anos, este é o tempo que levou para ser feito 'Boyhood', um filme sobre o crescimento desde os tempos de criança, até o amadurecimento como adulto. A filosofia carregada de sentidos e reflexões do longa é memorável e ao mesmo tempo, nostálgica. O espectador constantemente se imagina no papel do protagonista que vagueia sempre entre o medo de crescer e a necessidade para isto. O filme, é despretensioso, não é moralista, e não pretende ir muito longe com a mensagem que está sendo passada, apenas diz: Viva sua vida, independente do que acontecer.


2. BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS (2004)

Foto: Divulgação.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças, é um filme carregado de poesia, amor e a vontade de esquecer os problemas da vida. Em uma viagem psicológica para apagar todas as memórias que teve em seu relacionamento, Joel decide que irá esquecer a pessoa que mais amou durante a sua vida. Em sua viagem emocional, aos poucos é visível o quanto o amor muda as pessoas e seu modo de viver. Após Joel se arrepender do procedimento, ele percebe que não há como destruir a memória mais importante de seu coração.


3. SERA QUE? (2013)

Foto: Divulgação.
Um casal de amigos torna-se próximo com o passar dos anos e em meio a esses encontros e momentos de festividade, um amor começa a florescer, mas nem tudo é perfeito para este casal, já que agora eles precisam tentar entender se isto é realmente amor, ou apenas uma atração passageira. No desenrolar da história, elementos como o tabu de se apaixonar por uma melhor amiga é bem explorado junto com boas doses de humor e memórias célebres de suas personagens.


4. AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (2012)

Foto: Divulgação.
O retrato da depressão está constantemente rondando esta história. Charlie, é um adolescente problemático que sofre por um trauma de seu passado e quase sempre foi solitário em decorrência disto. Em seu primeiro ano do ensino médio, ele fará amigos com os quais aprenderá que não é difícil ser feliz, e aceitar as diferenças e os nossos medos é uma das lições mais preciosas que poderemos carregar para o resto de nossas vidas. 


5. ELA (2013)

Foto: Divulgação.
Combatendo o clichê de uma simples história de amor, 'Ela', evidencia o outro lado da moeda, a depressão ao término de uma relação. Theodore é um homem retraído que não se dá muito bem com as pessoas, porém, internamente ele sabe como escolher as palavras para alegrar a vida de alguém e ao mesmo tempo, refletir sobre suas ações. Ao comprar um Sistema de Computador que conversa com seu usuário, Theodore se apaixona pela voz programada pela máquina e logo após, decide se entregar a um amor louco e socialmente questionável. A metáfora utilizada na narrativa serve bem para mostrar o quanto nos sentimos perdidos quando estamos entregues a outra pessoa e como isto pode influenciar o nosso psicológico e a nossa estrutura emocional.


6. TÚMULO DOS VAGALUMES (1989)

Foto: Divulgação.
Em meio à uma terrível guerra, dois irmãos precisam sobreviver nos tempos de conflito. A exploração da tristeza humana, a falta de amor e empatia aos estranhos, e a ajuda ao próximo, são temas recorrentes no enredo. Com um olhar sobre a sociedade cruel, o público é obrigado a presenciar cenas de morte, tortura e dor até o último momento do filme. 


7. PARA SEMPRE ALICE (2014)

Foto: Divulgação.

Depois de algumas visitas ao neurologista, Alice descobre que tem um tipo raro de Alzheimer, um tipo genético, que, além de atacar muito mais cedo que o comum, pode estar adormecido em um dos seus filhos. A situação vai se agravando cada vez mais, até que em um certo ponto da história, o intuito do filme fica claro. A celebração dos pequenos momentos cotidianos, e simples situações como um almoço em família, são elevados para mostrar a importância da vida, mesmo que ela esteja correndo o risco de ser apagada para sempre.


8. A SENHORA DA VAN (2015)

Foto: Divulgação.
O filme retrata a vida de uma senhora sem teto que vaga pelas ruas de Londres com sua Van. Ao incomodar os vizinhos com seu vagueio diário, ela é proibida de estacionar nas ruas próximas e acaba sendo ''Acolhida'' por um morador que acaba de se mudar para o bairro. O destino que ela carrega afirma em patamares concretos que a vida é muito mais do que apenas uma grande tragédia ou comédia, é também um eterno desafio por reconhecimento, apego, família e amizade.

9. EU, VOCÊ, E A GAROTA QUE VAI MORRER (2015)

Foto: Divulgação.
Um adolescente está tentando passar 'invisível' pelo Ensino Médio ao mesmo tempo em que se diverte com seu amigo de infância, Earl. No entanto, quando a mãe de Greg o força a fazer amizade com Rachel, uma colega diagnosticada com leucemia, sua vida muda totalmente. Esta, é uma impactante história sobre superação, vida real, e força de vontade. Não é moralista no modo em que brinca com a morte, e não é uma cópia barata dos derivados desse gênero.
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

  1. Nossa! esses filmes são muito bons. Eu já assisti a maioria desses filmes e gosto muito de Para Sempre Alice. Eu acho que esse gênero é bom para pensar sobre nossa vida e aprender a entender esses momentos que são tão dolorosos e confusos. Isso me lembra O Conto, um filme baseado em fatos reais que fala sobre o processo de uma mulher adulta de entender e aceitar um acontecimento da infância dela. Esse tipo de filmes são meus preferidos porque são reais, são experiencias que qualquer pessoa pode ter e às vezes são muito complexas. Eu recomendo muito esse filme!

    ResponderExcluir
Postar um comentário