Lançado em meados de 2004, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi uma grande mudança nos filmes de Harry Potter. Na direção de Alfonso Cuarón, o universo da magia tornou-se diferente e expansivo, com mudanças nos figurinos, cenários e até mesmo a troca de atores. Confira 8 motivos porque Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban mudou a franquia nos cinemas.
1.FOTOGRAFIA: Diferente dos filmes antecessores, o tom passou de 'comédia infanto-juvenil' para uma leve história de horror e assassinato. A fotografia do filme conta com um tom azul predominante na maioria de seus elementos, contando também com corredores escuros, neblina, montanhas vastas e ricas em vegetação. A maioria de suas cenas são escuras e combinadas com uma luz branca para destacar as expressões faciais dos personagens.
2.FIGURINO: O trabalho de figurino tornou-se extremamente mais cauteloso e deu continuidade para as cenas. A adição dos novos uniformes de Hogwarts, e as roupas casuais de cada personagem, evidenciam sua personalidade e condição financeira de modo sutil e descontraído. Após a criação para este filme, todos os outros diretores dos longas subsequentes precisaram seguir à risca tudo o que Alfonso Cuarón criou para este.
3.TRILHA SONORA: As músicas transitam entre medo, alegria, afeto, coragem e curiosidade. Enriquecem a narrativa, adiciona emoção na maioria de suas cenas e nunca fica repetitiva, sendo uma das mais marcantes em todo o universo Harry Potter.
4.AMBIENTAÇÃO: Além da utilização de cenários em estúdio, como a casa dos Dursley, a locação em montanhas e florestas, fazem o cenário ser rico e passam a sensação de realismo na maior parte do filme, coisa que não é frequente nos outros filmes da franquia.
5.EFEITOS VISUAIS: A melhor partida de Quadribol acontece aqui. Os dementadores mais reais estão neste filme, e o salgueiro lutador, é o mais realista já retratado ao longo dos 10 anos de filmagem. Os efeitos não se tornaram datados, e a mistura com efeitos práticos apenas torna mais sólido o argumento de que Prisioneiro de Azkaban foi o melhor da franquia.
6.DIÁLOGOS: As frases de Dumbledore são impactantes e reflexivas, mas neste longa, contém algumas das mais sensíveis e pautáveis sobre amizade e sonhos, coragem e determinação. Destaque para a agressividade de determinados personagens, e maior ênfase em relação a momentos de fúria.
7.ATUAÇÃO: Após a morte do primeiro ator que interpretou Dumbledore nos dois primeiros filmes, a substituição por Michael Gambon causou aflito aos fãs, visto que a interpretação do Dumbledore anterior era considerada a melhor entre o elenco adulto de Harry Potter. No entanto, a atuação não decepcionou e deu vitalidade para o personagem e acrescentou subtramas a franquia.
A tão famosa cena que deixou J.K de boca aberta pela quase revelação sobre a história de Snape. |
8. O FINAL QUASE CERTEIRO: A cena em que Severo Snape protege o trio principal do ataque de Lupin transformado em Lobisomem, Não estava nos livros, e nem no roteiro original, esta foi uma decisão de ultima hora do diretor deste filme, e fez J.K.Rowling ficar impressionada, pois, a cena evidencia um pouco de quem realmente era Snape, e isto, quase 6 anos antes do fim do personagem ser concluído. Ela elogiou o trabalho criativo do diretor, e a atuação de Alan Rickman.